Projetos

O Projeto de Integração da Pós-Negociação (IPN) para a criação da uma Câmara Integrada reúne 14 projetos.

Núcleo
Nova plataforma da clearing unificada, que se destaca pelo avanço tecnológico e modelo de negócio. Vai possibilitar a otimização do tempo de lançamento de produtos e serviços e processamento em tempo real das atividades de alocação, repasse, controle de posições, compensação e liquidação. Com funcionalidades unificadas e harmonizadas, oferecerá aos participantes maior integração e tratamento automatizado dos processos.

Core
Novo sistema de cálculo de risco para clearing integrada, multiativos e multimercados. Permitirá substancial aumento na eficiência da determinação dos valores de margem dos participantes, com elevado grau de segurança.

Near
Estrutura de administração de risco da Câmara Integrada, com acompanhamento do risco intradiário dos participantes, limites de concentração e de preços e testes de risco (backtests). Também será responsável por administrar a maioria dos processos do CORE.

NGA
Novo sistema de garantias que, além de trazer maior eficiência operacional para os participantes, terá uma integração adequada com o CORE e o NEAR.

Clearing de câmbio
Integração da câmara de câmbio à nova estrutura de pós-negociação.

GPS
Nova plataforma de geração de preços e taxas referenciais, compreendendo os processos de captura e tratamento de dados, apreçamento e divulgação.

Cadastro de Instrumentos
Promoverá a consolidação dos cadastros de instrumentos, calendários, indicadores econômicos, curvas e superfícies de volatilidade, que irão alimentar o PUMA e a Câmara Integrada.

Legados
Garantirá a integração à nova clearing dos sistemas atuais da infraestrutura de pós-negociação que não sofrerão mudanças.

Serviços de Informação
Assegura a continuidade dos processos de armazenamento e fornecimento de informações “não transacionais” (utilizadas como histórico para atender processos de controle e monitoramento ou geração de extratos de movimentação).

Custódia de Ouro
Incorporação da custódia de ouro aos atuais serviços da Central Depositária, com a modernização da plataforma tecnológica e construção de interfaces com a nova clearing.

Tarifação
Substituição de seis sistemas atuais por duas plataformas diferentes, que farão os cálculos dos emolumentos e taxas cobrados pela Bolsa de forma centralizada e integrada aos mecanismos de liquidação.

Liquidação Financeira
Nova plataforma de liquidação que harmonizará processos atualmente tratados de formas distintas nas quatro clearings, integrando a compensação de valores de diferentes produtos.

Tributação
Nova solução tecnológica, adequada à Câmara Integrada, que atenderá os requisitos legais da BM&FBOVESPA de divulgação das informações para base de cálculo e recolhimento de tributos.

SINCAD - SISTEMA INTEGRADO DE CADASTRO BM&F BOVESPA
Desenvolvimento do Cadastro Integrado (SINCAD), que unificará os diversos sistemas de cadastro de participantes e contas usados atualmente.