Glossário

A

Alocação

Procedimento por meio do qual são adicionadas informações ao negócio realizado para efeito de liquidação, tais como a indicação do investidor final, indicação do custodiante do cliente e finalidade.

B

C

Compensação

Compreende o cálculo das obrigações líquidas (ou direitos líquidos) dos participantes de um sistema de liquidação resultantes da compensação multilateral, para cada mercado e nos horários previstos no regulamento.

Controle de posições

Procedimento por meio do qual são identificados, registrados e atualizados os direitos e obrigações decorrentes dos negócios realizados. O controle de posições é essencial para o fornecimento de informações para os processos de cálculos de risco das carteiras e a segregação dos colaterais que mitigam a exposição a riscos da câmara.

D

E

F

G

H

I

J

K

L

Liquidação

Um conjunto de processos que efetiva a transferência de ativos e recursos financeiros entre compradores e vendedores, extinguindo desta forma os direitos e obrigações oriundas da compensação.

M

N

Novação

Na novação as contrapartes originais da operação são substituídas pela CCP, que se torna compradora do vendedor e vendedora do comprador para fins de liquidação.

O

P

Perdas permanentes

Perdas permanentes ocorrem quando, ao final do processo de encerramento da carteira, há um déficit de recursos ou de ativos.

Perdas transientes

As perdas transientes ocorrem sempre que há um déficit temporário de recursos ou ativos durante o processo de encerramento da carteira, independentemente do resultado final do processo.

Q

R

Repasse

Procedimento por meio do qual a instituição responsável pela execução de um negócio indica outra instituição como responsável pela liquidação do negócio, mediante sua aceitação.

Risco de mercado

Nessa hipótese, o risco de mercado corresponde, em essência, à potencial diferença entre os valores referentes aos direitos e obrigações do participante faltoso, dadas as condições de mercado vigentes no momento da falha.

S

T

U

V

Valor mínimo

A determinação de um valor mínimo tem como objetivo incentivar a manutenção de mecanismos próprios de administração de risco de liquidez pelos participantes.

W

X

Y

Z