Destaques

Ciclo de Implementação 07

26/06/2017

Informamos que nesta segunda-feira, inicia-se o Ciclo de Implementação 7 de Produção Paralela da Câmara BM&FBOVESPA (IPN v2). Este ciclo será realizado de 26/06 a 04/07 e terá como escopo as atividades de produção paralela para os seguintes processos:

  • Alocação e distribuição de operações.
  • Repasse de operações.
  • Aceitação e recusa de repasses.
  • Transferência de posições.
  • Liquidação antecipada de termo.
  • Cobertura de posições de derivativos.
  • Renovação, liquidação e alteração de empréstimo de ativos.
  • Movimentação (depósito, retirada, distribuição e transferência) de garantias.
  • Transferência de saldo de depositária para atendimento da liquidação de ativos.
  • Liquidação de resultados financeiros do dia.
  • Monitoramento de risco intradiário.
  • Simulador de Risco.
  • Mensageria de risco.

Além da análise nas interações com os processos da pós negociação do mercado de ações, solicitamos que os fluxos de derivativos também sejam validados.

Os participantes deverão validar os saldos de garantias e os recursos de liquidez potencial de todas as carteiras de comitentes da V2 e o saldo operacional dos PNPs/PLs com base no fechamento de 23/06.

Apenas os ativos depositados como colateral nas atuais câmaras que serão elegíveis a colateralização da estrutura de salvaguardas da  V2 foram migrados.

Em linha com avanços metodológicos na geração dos cenários de ações da V2, os cenários dos fatores de risco do tipo prospectivo da V2 foram alterados em relação a V1. Assim os saldos de garantias de um investidor apenas com posições e garantias na câmara de derivativos na V1 e na V2 não serão mais necessariamente iguais.

Os valores dos Limites de Risco Intradiario dos PNPs/PLs de acordo com a nova metodologia de concessão de limites estão disponíveis no RTC.

Neste ciclo, serão enviados comunicados sobre excessos de limite de posição e suas respectivas margens adicionais quando for o caso.

Os valores dos parâmetros de risco e garantias estão disponíveis no site do IPN.

As telas do RTC que permitem a seleção de vários itens para uma ação (ex: aceite de repasse, alocação em lote, etc.), não devem ser feitos com mais de 300 registros ao mesmo tempo. Caso contrário, há possibilidade de retorno de mensagem de erro de timeout. Em caso de erro, o usuário deve reduzir o número de registros selecionados e tentar processar novamente.

Neste ciclo, os negócios do segmento de equities cancelados pela supervisão de mercado em D+1 em produção, não serão cancelados no ambiente de produção paralela.

Para o mercado de renda variável a grade de repasse neste ciclo se encerrará às 21h00 e a de alocação às 21h30 e, para os negócios do mercado à vista que podem ser alocados em D+1, o repasse se encerrará às 15h00 e a alocação às 16h00.

Para o mercado de derivativos a grade de repasse neste ciclo se encerrará às 20h00 e a de alocação às 20h30.

Ao final deste ciclo será gerado relatório, que comparará as atividades nos ambientes de produção e produção paralela.

Para atendimento das dúvidas e para abertura de incidentes relativos aos sistemas de pós negociação, participantes deverão contatar a SSP - Suporte à Pós-Negociação IPN v2, por meio do telefone +55 11 2565-5000 opção 9 ou pelo e-mail sspv2@bvmf.com.br.