Cadeia de Responsabilidades

A cadeia de responsabilidades reflete as inter-relações de responsabilidades pela liquidação de operações entre as diversas classes de participantes. A figura a seguir mostra a cadeia de responsabilidades da nova CCPCâmara BM&FBOVESPA, consoante a estrutura de participantes e os processos de liquidação e compensação definidos.


Os clientes são responsáveis pela liquidação de suas operações perante os PNPs e PLs, ou perante os PNs, se houver. 

Similarmente:

- os PNs são responsáveis perante seus PNPs pelo cumprimento das obrigações asumiddas por seus clientes, devendo sustentar quaisquer perdas associadas ao seu inadimplemento; 

- os PNPs e os PLs são responsáveis, perante seus MCs, pelo cumprimento das obrigações assumidas por seus clientes e PNs, devendo sustentar quaisquer perdas associadas ao seu inadimplemento; e

- os MCs são responsáveis, perante a BM&FBOVESPA, pelo cumprimento das obrigações assumidas por seus PNPs e PLs, também sustentando quaisquer perdas associadas ao seu inadimplemento.

Por fim, a BM&FBOVESPA garante, na forma de seus regulamentos, os MCs adimplentes com relação ao o risco de crédito do(s) MC(s) inadimplentes.